agosto 13, 2007

Jazz em Agosto, ou O Regresso das Estrelas

O regresso de Coleman a Portugal deu o mote para o regresso aos posts no Aqui Jazz o Fado, incompreensivelmente abandonado desde Abril.
A imaginada parceria para alimentar este espaço e que até agora não teve lugar levou-me a pensar em acabar com o blog, mas decidi-me por lhe dar um novo fôlego.
Vamos ver o que vai acontecer...



Numa sala esgotada e com o bonito cenário natural do jardim da Gulbenkian por trás do palco, era enorme a expectativa sobre a actuação de um dos monstros do jazz, a fechar o Jazz em Agosto 2007.

A abrir
O ritmo imposto por Coleman na meia dúzia de temas que alimentaram o concerto ao longo de pouco mais de uma hora, empurrou Tony falanga e Charnett Moffett ( contrabaixos) para registos frenéticos, enquanto Al MacDowell (baixo eléctrico) foi quase sempre a ordem no meio do aparente caos dos temas apresentados. O resultado final foi sempre brilhante.
Coleman é um bom ditador em palco. Como que espartilha a criatividade dos restantes músicos, obrigando-os a segui-lo nas mudanças de tom imprimidas ao longo dos temas.
Quanto a Denardo Coleman (bateria), é um óptimo exemplo do que distingue os bateristas americanos dos europeus. Mais enérgico que ele é difícil, mesmo nos temas com mais swing.



Soube a pouco
Mesmo tendo ficado com a sensação de um público pouco entusiasmado com este jazz que, convenhamos, não é de ouvido fácil, só no final do espectáculo mostrou o merecido reconhecimento a Coleman, com a sala de pé a aplaudir.
Após ter voltado uma única vez, Coleman foi à plateia buscar uma criança, talvez a única na sala, para, num simbólico encontro de gerações, dizer que o menino se chamava Jerôme e que não tinha nada para dizer... :)


Sem comentários: